Módulo 10 - Introdução a Neurolinguistica - Avaliação, Diagnóstico e Tratamento Psicopedagógicos
CURSO
DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU PSICOPEDAGÓGIA
RESENHA
CRÍTICA
CONCEITUANDO
A NEUROLINGUÍSTICA
Neurolinguística
- Estuda
o mecanismo do cérebro humano que possibilitam
a compreensão a produção e o
conhecimento da linguagem, tanto falada como escrita. Campo Psicolinguístico
contempla os fenômenos linguísticos naturais. A evolução tecnológica nos
métodos avaliativos por imagem confere aos testes maior sofisticação e precisão
aos resultados e ampliando sua área indisciplinar.
Processos
neurológicos fundamentais visão, audição, olfato, paladar, tato e sensação. As
sete técnicas de Bernati ( Círculo de Excelência Estabelecer Rapport (Espelhar
a outra pessoa, Ter Flexibilidade na Comunicação, Aprenda os Sistemas
Representativos das Pessoas, Aprenda os Sinais de Acesso Ocular das Pessoas,
Aprenda a Definir o Filtro (Metaprograma) das Pessoas, Existem Três Tipos de
Pessoas).
PROGRAMAÇÃO
NEUROLINGUÍSTICA E APRENDIZAGEM - PNL - Estuda os padrões (“programação”)
criados pela interação entre o cérebro (“neuro”), a linguagem (“linguística”) e
o corpo. Programação: Etapas
destinadas à concretização de uma meta específica. Neuro:
Experiência em padrões de pensamento, tanto conscientes quanto inconscientes,
como você usa os sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato. Linguística: Padrões de linguagem são
uma expressão de quem você é e de como pensa.
SISTEMAS REPRESENTACIONAIS - PNL - Os 5 sentidos: visual, auditivo, cinéstesico, olfativo,
gustativo.
PADRÕES DE PENSAMENTO -
Absorve
as informações através dos sentidos: Movimentos Dos Olhos de acordo com Knight
(para cima e para a esquerda, para a direita, para esquerda, para baixo e para
a direita, para baixo e para a esquerda, para a frente, sem foco).
PRESSUPOSTOS DA
PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA PNL - Corpo e mente são partes do mesmo sistema ,
significado da sua comunicação é a reação que você obtém, todo comportamento
tem uma intenção positiva. Com a Programação Neurolinguística (PNL) é possível
gerenciar seu próprio estado emocional, suas crenças e atitudes, e manter o
foco.
INTERVENÇÃO
PSICOPEDAGÓGICA - Caratér
próprio psicopedagógico em uma intervenção investigativa de qualidade, realizada por meio de um meticuloso trabalho de planejamento e
estruturação voltada para a solução de dificuldades de aprendizagem ou um
evidente fracasso escolar. Apropriação teórica; principal aspecto norteador de
natureza interdisciplinar. Abordagem investigativa (sujeito, características,
suas competências, suas dificuldades, suas potencialidades). Um trabalho
realizado entre parcerias (escola, comunidade, pais, professores, dirigentes).
AVALIAÇÃO
PSICOPEDAGÓGICA -
Nela se fundamenta as decisões voltadas à prevenção e solução das possíveis
dificuldades dos alunos. Fatores como: a identificação dos principais fatores
responsáveis pelas dificuldades da criança; o levantamento do repertório
infantil relativo as habilidades acadêmicas e cognitivas relevantes para a
dificuldade de aprendizagem apresentada; a identificação de características
emocionais da criança. Tarefas de investigação: atividades matemáticas,
leitura, escrita, desenhos, Jogos lúdicos.
IRREGULARIDADES DA
LINGUAGEM - DISCALCULIA - Irregularidade que impede a criança de compreender
adequadamente os processos de raciocínio matemático, gerando múltiplas dificuldades na aquisição
dos conteúdos dessa área.
AVALIAÇÃO
PSICOPEDAGÓGICA - ATIVIDADES MATEMÁTICAS - Objetivo prático do componente curricular: raciocínio
lógico, situações problemas, habilidades de cálculo. Jogo é uma atividade
lúdica que muito ajuda na construção das aprendizagens. AVALIAÇÃO
PSICOPEDAGÓGICA – LEITURA E ESCRITA - Módulo léxico há duas rotas de acesso à
palavra (rota visual ortográfica, rota fonológica). Observações: Escrita espelhada, intercâmbio de letras e
atrasos na escrita, necessário a análise dos erros cometidos pela criança e, a
partir daí, intervir buscando a superação da dificuldade. O jogo estimula, motiva,
permite a expressão e a socialização, auxiliando a criança com dificuldade.
IRREGULARIDADES DA
LINGUAGEM FALADA – Disnomia
- Anomalia presente em quadros neurológicos, incapacidade para recordar nomes
próprios.
DISFAZIA -
Transtornos evidenciados na evolução da linguagem. Dificuldade na
integração da linguagem e na construção do discurso, com presença de
insuficiência sensorial.
DISARTRIA - Articulação defeituosa dos sons da fala sem
comprometer, entretanto, o processo linguístico, distúrbios motores dos órgãos
da fonação (língua e lábios).
DISLALIA - Irregularidade no
desenvolvimento da fala caracterizada por hesitação repetitiva e demora na
emissão das palavras (gagueira).
IRREGULARIDADES DA LINGUAGEM DA FALA - Aspectos da língua
falada: fluência e riqueza de vocabulário, pronúncia dos fonemas sílabas e
palavras, sequência lógica na construção das frases, entre outros aspectos
relacionados.
DISGRAFIA - Irregularidade
da linguagem escrita inferior ao esperado para sua etapa desenvolvimental e série escolar, inversão de
sílabas, omissão de letras, escrita em
espelho e a escrita contínua.
DISORTOGRAFIA - Presença de aglutinações, omissões,
contaminações, alterações nas palavras, gerando desorganização na estrutura das
frases e sentenças, muitos erros de ortografia consequência de processos de
letramento de pouca qualidade.
IRREGULARIDADES DA
LINGUAGEM EM GERAL – DISLEXIA - Transtorno de leitura e
escrita, prejudica o funcionamento da leitura, soletração, escrita, linguagem
expressiva, linguagem receptiva e também o raciocínio matemático.
AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA-DESENHOS - A expressão da aprendizagem, revelando seus
pensamentos, sentimentos e expectativas, bem como em abrir espaço para a
construção de novos saberes. Pelo desenho levantamos hipóteses de
comprometimento afetivo, emocional, intelectual, perceptivo e motor em suas
múltiplas interferências.
AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA-JOGOS LÚDICOS - Auxilio no processo do
desenvolvimento da construção da
aprendizagem, afetiva, físico-motor , social.
Brincar fundamental
processo na aquisição da construção do conhecimento de si e do mundo.
TIPOS DE AVALIAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE - Identificação de
problemas relacionados ao seu desenvolvimento psicomotor possibilitam a
intervenção precoce em atrasos evolutivos e a implementação de programas de
estimulação para crianças com distúrbios de desenvolvimento. Intervenção
precoce é reduzir os efeitos negativos de uma história de alto risco, que
normalmente caracteriza a evolução de crianças deficientes ou de risco; pois
muitas crianças sofreram a influência de vivências empobrecidas, no meio
familiar e em ambientes como creches e escolas
TIPOS DE AVALIAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE - Desenho
acromático, Teste de Imitação de Gestos- Bergés Lézine (6 a 11 anos), 1º
Imitação de gestos simples: movimentos das mãos, 2ª Imitação de gestos simples:
movimentos dos braços, Reprodução de movimentos – representação humana.
CONCLUSÃO
Esta se torna uma lição
realmente de suma importância que vem ainda mais nos direcionar e perceber que “sozinhos sem
parcerias de vida e objetivos” neste fundamental processo da educação, não
obteremos o tão sonhado avanço qualitativo para o futuro da educação.
A imensa importância deste
entendimento, deste olhar, desta predisposição deve vir de todos sem exceção,
família, comunidade, escola, professores, dirigentes. Uma
responsabilidade que tira da criança o foco de responsável ou mesmo criador das
suas dificuldades de aprendizagem.
O
trabalho psicopedagógico agrega, unifica, motiva, intervém, avalia, observa
procedimentos, cria ou recria funcionalidades independente do seu campo de atuação
de forma ética, profissional em cada uma de suas competências.
Família
a peça fundamental em todo este process.
Já
mesmo na adaptação escolar a família influência a criança, é ela que da a base
para o desenvolvimento da criança, que deve passar a sua confiança na
escola/professor.
São com esses objetivos que os profissionais
buscam a sua própria realização, conseguindo ter o contato com esse indivíduo
necessitado de ajuda, compreensão, tratamento ou até mesmo a essa família que
precisa entender a sua criança/jovem com dificuldade, motivando para receber
ajuda, enfrentar as dificuldades na aprendizagem.
Um comentário:
blog superinterssante, vou recomendar para a minha equipe no colegio objetivo zona norte
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