quarta-feira, 10 de maio de 2017

RESENHA CRÍTICA CONCEITUANDO A NEUROLINGUÍSTICA

Módulo 10 - Introdução a Neurolinguistica - Avaliação, Diagnóstico e Tratamento Psicopedagógicos



CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU PSICOPEDAGÓGIA

RESENHA CRÍTICA

CONCEITUANDO A NEUROLINGUÍSTICA


Neurolinguística - Estuda o mecanismo do cérebro humano que possibilitam  a compreensão a produção e o conhecimento da linguagem, tanto falada como escrita. Campo Psicolinguístico contempla os fenômenos linguísticos naturais. A evolução tecnológica nos métodos avaliativos por imagem confere aos testes maior sofisticação e precisão aos resultados e ampliando sua área indisciplinar.
 Processos neurológicos fundamentais visão, audição, olfato, paladar, tato e sensação. As sete técnicas de Bernati ( Círculo de Excelência Estabelecer Rapport (Espelhar a outra pessoa, Ter Flexibilidade na Comunicação, Aprenda os Sistemas Representativos das Pessoas, Aprenda os Sinais de Acesso Ocular das Pessoas, Aprenda a Definir o Filtro (Metaprograma) das Pessoas, Existem Três Tipos de Pessoas).
PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA E APRENDIZAGEM - PNL - Estuda os padrões (“programação”) criados pela interação entre o cérebro (“neuro”), a linguagem (“linguística”) e o corpo. Programação: Etapas destinadas à concretização de uma meta específica.  Neuro: Experiência em padrões de pensamento, tanto conscientes quanto inconscientes, como você usa os sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato. Linguística: Padrões de linguagem são uma expressão de quem você é e de como pensa.
 SISTEMAS REPRESENTACIONAIS - PNL - Os 5 sentidos: visual, auditivo, cinéstesico, olfativo, gustativo.
PADRÕES DE PENSAMENTO - Absorve as informações através dos sentidos: Movimentos Dos Olhos de acordo com Knight (para cima e para a esquerda, para a direita, para esquerda, para baixo e para a direita, para baixo e para a esquerda, para a frente, sem foco).
PRESSUPOSTOS DA PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA PNL - Corpo e mente são partes do mesmo sistema , significado da sua comunicação é a reação que você obtém, todo comportamento tem uma intenção positiva. Com a Programação Neurolinguística (PNL) é possível gerenciar seu próprio estado emocional, suas crenças e atitudes, e manter o foco.
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA - Caratér próprio psicopedagógico em uma  intervenção investigativa de qualidade,  realizada por meio de um  meticuloso trabalho de planejamento e estruturação voltada para a solução de dificuldades de aprendizagem ou um evidente fracasso escolar. Apropriação teórica; principal aspecto norteador de natureza interdisciplinar. Abordagem investigativa (sujeito, características, suas competências, suas dificuldades, suas potencialidades). Um trabalho realizado entre parcerias (escola, comunidade, pais, professores, dirigentes).
AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA - Nela se fundamenta as decisões voltadas à prevenção e solução das possíveis dificuldades dos alunos. Fatores como: a identificação dos principais fatores responsáveis pelas dificuldades da criança; o levantamento do repertório infantil relativo as habilidades acadêmicas e cognitivas relevantes para a dificuldade de aprendizagem apresentada; a identificação de características emocionais da criança. Tarefas de investigação: atividades matemáticas, leitura, escrita, desenhos, Jogos lúdicos.
IRREGULARIDADES DA LINGUAGEM - DISCALCULIA - Irregularidade que impede a criança de compreender adequadamente os processos de raciocínio matemático,  gerando múltiplas dificuldades na aquisição dos conteúdos dessa área.
AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA - ATIVIDADES MATEMÁTICAS -  Objetivo prático do componente curricular: raciocínio lógico, situações problemas, habilidades de cálculo. Jogo é uma atividade lúdica que muito ajuda na construção das aprendizagens. AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA – LEITURA E ESCRITA - Módulo léxico há duas rotas de acesso à palavra (rota visual ortográfica, rota fonológica). Observações:  Escrita espelhada, intercâmbio de letras e atrasos na escrita, necessário a análise dos erros cometidos pela criança e, a partir daí, intervir buscando a superação da dificuldade. O jogo estimula, motiva, permite a expressão e a socialização, auxiliando a criança com dificuldade.
IRREGULARIDADES DA LINGUAGEM FALADA – Disnomia - Anomalia presente em quadros neurológicos, incapacidade para recordar nomes próprios.
 DISFAZIA - Transtornos evidenciados na evolução da linguagem. Dificuldade na integração da linguagem e na construção do discurso, com presença de insuficiência sensorial.
DISARTRIA -  Articulação defeituosa dos sons da fala sem comprometer, entretanto, o processo linguístico, distúrbios motores dos órgãos da fonação (língua e lábios).
  DISLALIA - Irregularidade no desenvolvimento da fala caracterizada por hesitação repetitiva e demora na emissão das palavras (gagueira).
IRREGULARIDADES DA LINGUAGEM DA FALA - Aspectos da língua falada: fluência e riqueza de vocabulário, pronúncia dos fonemas sílabas e palavras, sequência lógica na construção das frases, entre outros aspectos relacionados.
DISGRAFIA - Irregularidade da linguagem escrita inferior ao esperado para sua etapa   desenvolvimental e série escolar, inversão de sílabas, omissão de letras,  escrita em espelho e a escrita contínua.
DISORTOGRAFIA - Presença de aglutinações, omissões, contaminações, alterações nas palavras, gerando desorganização na estrutura das frases e sentenças, muitos erros de ortografia consequência de processos de letramento de pouca qualidade.
 IRREGULARIDADES DA LINGUAGEM EM GERAL – DISLEXIA -  Transtorno de leitura e escrita, prejudica o funcionamento da leitura, soletração, escrita, linguagem expressiva, linguagem receptiva e também o raciocínio matemático.
AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA-DESENHOS -   A expressão da aprendizagem, revelando seus pensamentos, sentimentos e expectativas, bem como em abrir espaço para a construção de novos saberes. Pelo desenho levantamos hipóteses de comprometimento afetivo, emocional, intelectual, perceptivo e motor em suas múltiplas interferências.
AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA-JOGOS LÚDICOS - Auxilio no processo do desenvolvimento da  construção da aprendizagem, afetiva, físico-motor , social.
Brincar fundamental processo na aquisição da construção do conhecimento  de si e do mundo.
TIPOS DE AVALIAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE - Identificação de problemas relacionados ao seu desenvolvimento psicomotor possibilitam a intervenção precoce em atrasos evolutivos e a implementação de programas de estimulação para crianças com distúrbios de desenvolvimento. Intervenção precoce é reduzir os efeitos negativos de uma história de alto risco, que normalmente caracteriza a evolução de crianças deficientes ou de risco; pois muitas crianças sofreram a influência de vivências empobrecidas, no meio familiar e em ambientes como creches e escolas
TIPOS DE AVALIAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE - Desenho acromático, Teste de Imitação de Gestos- Bergés Lézine (6 a 11 anos), 1º Imitação de gestos simples: movimentos das mãos, 2ª Imitação de gestos simples: movimentos dos braços, Reprodução de movimentos – representação humana.


CONCLUSÃO


Esta se torna uma lição realmente de suma importância que vem ainda mais  nos direcionar e perceber que “sozinhos sem parcerias de vida e objetivos” neste fundamental processo da educação, não obteremos o tão sonhado avanço qualitativo para o futuro da educação.
A imensa importância deste entendimento, deste olhar, desta predisposição deve vir de todos sem exceção, família, comunidade, escola, professores, dirigentes. Uma responsabilidade que tira da criança o foco de responsável ou mesmo criador das suas dificuldades de aprendizagem.
O trabalho psicopedagógico agrega, unifica, motiva, intervém, avalia, observa procedimentos, cria ou recria funcionalidades independente do seu campo de atuação de forma ética, profissional em cada uma de suas competências.
Família a peça fundamental em todo este process.
Já mesmo na adaptação escolar a família influência a criança, é ela que da a base para o desenvolvimento da criança, que deve passar a sua confiança na escola/professor.
 São com esses objetivos que os profissionais buscam a sua própria realização, conseguindo ter o contato com esse indivíduo necessitado de ajuda, compreensão, tratamento ou até mesmo a essa família que precisa entender a sua criança/jovem com dificuldade, motivando para receber ajuda, enfrentar as dificuldades na aprendizagem.




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