quarta-feira, 10 de maio de 2017

Resenha - ÉTICA NO PROCESSO EDUCACIONAL- POLÍTICA EDUCACIONAL HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

                     CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA

ÉTICA NO PROCESSO EDUCACIONAL-  POLÍTICA EDUCACIONAL
                                  HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

 (1500-1759) Brasil Colônia período no qual a educação Jesuítica e a Companhia de Jesus, por Inácio de Loyola, viabiliza aos índios e colonos a implantação de um método educacional humanístico com a Ratio Studiorum.
(1759- 1822) Fato este que perdura até o governo de Marquês de Pombal, com a expulsão dos jesuítas e a implantação de um novo sistema de ensino que deixa de ser jesuítico para ser educacional Laico, onde as aulas agora são régias ou avulsas sem nenhuma inovação importante.
(1822 -1889) As derrotas na educação continuaram no Período Imperial, professores sem formação, salários baixos, protestos, métodos sem qualidade. A Assembleia Constituinte e Legislativa determinou dois artigos importantes em favor da educação no Brasil os quais foram referências neste período.
(1889 – 1930) Na Primeira República a educação permanecia sem uma lei orçamentaria digna e direcionada a educação do povo, reformas educacionais foram realizadas neste período. E ao Ensino Primário foi proposto que apenas os Estados com condições econômicas promovessem alguma mudança no Ensino. Caetano de Campos, em São Paulo.
(1930-1945) No período da Era Vargas foi criado o Ministério da Educação e da Saúde Pública, Reforma do Ensino Secundário e do Ensino Superior (1931), Manifesto dos Pioneiros pela Educação Nova (1932), Constituição Federal de 1934, Projetos da reforma educacional (sociedade civil).
(1946-1964) Com a queda de Getúlio Vargas e a redemocratização a Constituição defende a educação com o direito de todos. E em 1948 e apresentado o anteprojeto pelo Ministro da Educação Clemente Mariano da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. O movimento Paulo Freire e seus escritos servem de inspiração para a Pedagogia Libertadora.
(1964 - 1984) No Período Militar foi institucionalizado o salário estudantil é legalizada, Lei da Reforma Universitária; Implantação da Pós Graduação e o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) foram  criados.
 (1988  até os dias atuais) O  direito da obrigatoriedade escolar aliado ao
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação lei (9394 96 de dezembro de 1996), Avaliação do Ensino Básico, Fundo de Manutenção do Desenvolvimento do Ensino Fundamental FUNDEF, substituído  10 anos depois pelo FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica  e Valorização dos Profissionais da Educação), instituído o Enem, criação do Fies, Enade e ProUni,  apesar do pouco investimento na educação, vários programas educacionais foram criados.

Politicas Educacionais

A Política é a ciência onde o Estado e a Nação trata determinados assuntos como: decisões, planos, metas, ações, qualidade no atendimento de interesse público. Conjunto de “regras ou normas"  sejam elas: educacional, segurança, habitacional, ambiental, etc. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário são mobilizados pelos grupos organizados da sociedade em prol da qualidade do atendimento público. Neste segmento, as Politicas Públicas se ramificam em: distributivas, redistributivas e regulatórias podendo atuar na área industrial, agrícola, educacional, institucional, agrícola e da assistência social. A Saúde e a Educação são direitos universais de todos os brasileiros, direitos que são instituídos na Constituição Federal do Brasil, onde estabelece o Plano Nacional de Educação. Referenciais estes que se fazem presente por meio da Legislação Educacional. As Politicas Educacionais constroem-se n interesse do bem comum entre forças sócias, articuladas entre objetivos e decisões que envolvem indivíduos e grupos institucionais.

Ética no processo educacional

Um estudo reflexivo sobre os: costumes, ações humanas e comportamentais. A partir das relações coletivas das sociedades, onde nascem e vivem. Definida como “teoria” a ética visa explicar, compreender, justificar e criticar as morais da sociedade, enquanto que a moral segue na sua  normativa. Valores: pessoais, organizacionais, terminais, geracionais e  instrumentais. Os  valores humanos determinam nossas prioridades, assim como as características dos profissionais
éticos: honestidade, sigilo, coragem ,humildade, justiça, integridade, responsabilidade, colaboração e educação fatores primordiais  para se criar um ambiente produtivo, harmonioso, respeitoso de confiabilidade entre os funcionários e seus gestores.
Aspectos da cultura de conduta ética – Ética como valor, Código de Conduta Ética, Capacitação Sistema de apuração e punição e aprimoramento do Código. O Papel da Escola é promover o dialogo, priorizando o convívio escolar onde o respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade façam parte do cotidiano.

Conclusão

Brasil, um país “devedor” da “educação” do seu povo. Um país que  historicamente,  apresenta deficiência em todas as áreas de ensino e que tem o objetivo de até 2021 se “igualar” aos países desenvolvidos nesta área; segundo o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) que analisa através da: Provinha Brasil, ENEM do Ensino Médio, PROUNI e Provão ENADE (universitário) seu desempenho. Enquanto isso o IDEB - Índice de desenvolvimento da educação  básica indicador da aprendizagem, monitora esse desempenho. Ao Profissional da Educação cabe,  assegurar o domínio científico e profissional, aprimorar, lapidar, motivar, se desafiar cotidianamente, repensando á aprendizagem instigando o trabalho em equipe. Conhecendo o  universo cultural e de conhecimentos dos alunos e desenvolver, com base nele, processos de ensino e aprendizagem interativos e participativos. Não existe mais espaço para seguirmos sem um novo olhar, sem uma real parceria, que vislumbre uma educação que: motive,  entusiasme , desperte   e traga a tona um leque de  novas oportunidades para “todos”. Humanizar com respeito a  diversidade e a cultura; só vem a enriquecer e motivar comportamentos produtivos  e prazerosos, estabelecidos neste processo educacional  em comum acordo.
Valorizar os Profissionais da Educação mostra o caráter moral  da bancada  politica de um  país.  Mostra; sabedoria, humanismo, engajamento, atitude, ética,  boa vontade e competência em sua postura administrativa.
A imensa necessidade de um Sistema Educacional  Nacional que  estabeleça  a diminuição das desigualdades são  muitas.
Não se constrói a qualificação da educação de um país sem um investimento digno e coerente, sem a construção de uma proposta  coletiva que  contribua com suas discussões e estratégias para que cheguemos a  universalização do ensino e a valorização de professores e profissionais de educação.
Responsabilidade essa que é de todos nós.






Por Silvia Rossine 


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