Didática
do Ensino Superior – Metodologia Ensino Superior
Os
paradigmas de docência construídos historicamente Problematizações
Historicamente, continuamos caminhando, á
procura de um “real” encontro, onde a relação professor aluno se estabeleça
mais amplamente; além dos “conteúdos”.
Adquirir
conhecimento, organizar, investigar, analisar, avaliar de forma “conjunta”,
estabelecendo um novo olhar, onde a Didática da Multifuncionalidade vislumbre
sempre um leque de oportunidades
construindo novas pontes, responsabilidades , complementando ,
motivando novas formas cientificas de se
descentralizarem das teorias e fazerem parte da construção de uma nova
autonomia onde a informação adquirida torne-se significativa para si e para o
coletivo social transformando de forma positiva sua realidade.
Neste
contexto a interdisciplinaridade visando estabelecer e garantir a construção eficaz e responsável, das
relações entre o conteúdo das aulas com a sua
realidade tem como objetivo superar a fragmentação
entre as disciplinas proporcionando um diálogo franco entre estas, garantindo, um alcance maior de
possibilidades na educação.
Didática do Ensino
Superior – Panorama do Ensino no Brasil
Desenvolvimento da educação no Brasil
Brasil
um país “devedor” da “educação” do seu povo. Um país que historicamente apresenta deficiência em todas
as áreas de ensino e que tem o objetivo de até 2021 se “igualar” aos países
desenvolvidos nesta área segundo o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)
que analisa através da: Provinha Brasil, ENEM do Ensino Médio, PROUNI e Provão
ENADE (universitário) seu desempenho.
Enquanto
isso o IDEB - Índice de desenvolvimento da educação básica indicador da
aprendizagem vai fazendo o seu papel
monitorando
Das
finalidades do Ensino Superior ,dentre elas , assegurar um domínio científico e
profissional aprimorando , lapidando, motivando e sendo motivado a se desafiar.
Cotidianamente, repensando á aprendizagem instigando o
trabalho em equipe conhecendo o universo cultural e de conhecimentos dos
alunos e desenvolver, com base nele, processos de ensino e aprendizagem
interativos e participativos.
Não existe mais espaço,
nem tempo hábil para seguirmos sem um novo olhar, sem uma real parceria, que vislumbre uma educação
que: motive, que entusiasme, que
desperte e traga a tona todo seu
conhecimento , sua história anterior.
E para que isso aconteça,
o professor deve ter o domínio
sobre os alunos (a turma). Deve se mostrar , demonstrar seu empenho , sua
organização , seu planejamento de forma responsável .
De forma humana, com respeito às
diversidades e culturas, sua voz será
ouvida, os limites serão aceitos e as
regras para que a aula seja produtiva e prazerosa serão estabelecidas em
comum acordo .
Prática Docente no Ensino Superior,
Docência Superior e Interdisciplinaridade
Característica do processo aprendizagem na universidade
A
Docência do Ensino Superior deve propiciar o domínio de técnicas científicas, que assegurem o domínio
científico e profissional .Desenvolvendo a capacidade de reflexão,
investigação, autonomia, conhecendo o universo cultural do aluno, firmando um ambiente interativo e participativo.
Perfil do Professor no Ensino Superior: uma construção
Consciência
de continuar aperfeiçoando sua formação a fim de que o domínio já adquirido de
suas bases: teóricas, métodos científicos, leitura, escrita, tecnológicas,
organização ABNT ,atualização e organização do próprio currículo Lattes. Atuando
na pesquisa e na extensão como
profissional reflexivo, crítico e competente no âmbito de sua disciplina.
Conceito de ‘‘sala de
aula universitária’’
Lugar de ampla interatividade, estudo, solucionar duvidas ,pesquisa ,investigação, orientação,
elaboração projetos , ação de mudança.
Princípios de uma aula:
Construir habilidades de linguagem e conceitos que inspirem “ação
de aprendizagem e mudança”. Sanando
dúvidas, diagnosticando a turma e construindo parcerias neste processo
Qual o perfil do aluno do Ensino Superior? Condições históricas e sociais demonstram condutas de violência na escola, inversão de
valores, desigualdade
social, dois mundos - excluídos e incluídos - uma das molduras propícias às
relações de violência e suas
consequências sobre a escola e a
sociedade.
O que se espera de um
aluno de nível superior? Formar alunos comprometidos, os qualifica para exercerem de forma critica
e reflexiva suas ações qualitativas na sociedade. Onde o seu
comprometimento com a educação
continuada e seu conhecimento de mundo , venham a incorporar ainda mais este
compromisso.
Trabalho de Conclusão
de Curso
Metodologia da Pesquisa Do ponto de vista da
sua natureza
Orientação
Pesquisa Básica
(gera novos conhecimentos) e Pesquisa
Aplicada (gera conhecimento para problemas específicos)
Todo trabalho tem que ter o seu início, meio e fim, ou seja,
introdução, desenvolvimento e conclusão. O Trabalho de Conclusão de Curso TCC, apresenta
as seguintes modalidades de pesquisas
existentes: bibliográficas, documental, estudo de caso, participante,
pesquisa-ação e experimental. A inspiração para realiza-la, pode vir da própria área de interesse, de
trabalhos com a mesma temática ou de outros meios. Sua estrutura deve seguir
rigorosamente uma sequencia de normas, como: titulo nome do autor, palavras-chave, introdução corpo do artigo,
conclusão, referências.
A introdução deve seguir a seguinte estrutura:
apresentação do tema, justificativa, objetivo geral problema, hipótese, método.
No corpo do artigo deve ser claro e
objetivo, explicando os procedimentos e
detalhes importantes onde os créditos devem ser dados.
As legendas autoexplicativas acompanham sempre se necessário
as "tabelas" ou gráficos no trabalho.
A conclusão deve evidenciar a solução do seu
problema através dos resultados do seu
trabalho
·
Referências
Bibliográficas;
·
Números de páginas;
·
Formatação;
·
Citações;
·
Plágio
Principais normas estabelecidas
devem ser adotadas pela comunidade acadêmica:
·
NBR
10520/ABNT, 2002,
·
NBR
6023/ABNT, 2002,
·
NBR
14724/ABNT, 2011.
Procedimentos
para envio do TCC
·
Elaboração
do trabalho para correção,
·
Após
correção, envio devidamente formalizado
conforme instruções acadêmicas.
Por Silvia Rossine
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