quarta-feira, 10 de maio de 2017

Resenha - Didática do Ensino Superior – Metodologia Ensino Superior

Didática do Ensino Superior  –  Metodologia Ensino Superior

Os paradigmas de docência construídos historicamente  Problematizações
Historicamente, continuamos caminhando, á procura de um “real” encontro, onde a relação professor aluno se estabeleça mais  amplamente; além dos “conteúdos”.
Adquirir conhecimento, organizar, investigar, analisar, avaliar de forma “conjunta”, estabelecendo um novo olhar, onde a Didática da Multifuncionalidade vislumbre sempre um leque de oportunidades  construindo novas pontes, responsabilidades , complementando , motivando  novas formas cientificas de se descentralizarem das teorias e fazerem parte da construção de uma nova autonomia onde a informação adquirida torne-se significativa para si e para o coletivo social transformando de forma positiva sua realidade.
Neste contexto a interdisciplinaridade visando estabelecer e garantir  a construção eficaz e responsável, das relações  entre o conteúdo das aulas com a sua realidade tem como objetivo   superar a fragmentação entre as disciplinas proporcionando um diálogo franco  entre estas, garantindo, um alcance maior de possibilidades na educação.

Didática do Ensino Superior  –  Panorama do Ensino no Brasil

Desenvolvimento da educação no Brasil
Brasil um país “devedor” da “educação” do seu povo. Um país que  historicamente apresenta deficiência em todas as áreas de ensino e que tem o objetivo de até 2021 se “igualar” aos países desenvolvidos nesta área segundo o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) que analisa através da: Provinha Brasil, ENEM do Ensino Médio, PROUNI e Provão ENADE (universitário) seu desempenho.
Enquanto isso  o IDEB - Índice de desenvolvimento da educação básica indicador da aprendizagem  vai fazendo o seu papel monitorando
Das finalidades do Ensino Superior ,dentre elas , assegurar um domínio científico e profissional aprimorando , lapidando, motivando e sendo motivado  a se desafiar.
Cotidianamente,  repensando á aprendizagem instigando o trabalho em equipe  conhecendo o  universo cultural e de conhecimentos dos alunos e desenvolver, com base nele, processos de ensino e aprendizagem interativos e participativos.
Não existe mais espaço,  nem tempo hábil para seguirmos sem um novo olhar, sem  uma real parceria, que vislumbre uma educação que: motive,  que entusiasme, que desperte   e traga a tona todo seu conhecimento , sua história anterior.
E para que isso aconteça,  o professor deve ter o domínio sobre os alunos (a turma). Deve se mostrar , demonstrar seu empenho , sua organização , seu planejamento de forma  responsável .
De forma humana, com respeito às diversidades e culturas,  sua voz será ouvida, os limites serão aceitos e as  regras para que a aula seja produtiva e prazerosa serão estabelecidas em comum acordo .

Prática Docente no Ensino Superior, Docência Superior e Interdisciplinaridade

Característica do processo aprendizagem na universidade
A Docência do Ensino Superior deve propiciar o domínio de  técnicas científicas, que assegurem o domínio científico e profissional .Desenvolvendo a capacidade de reflexão, investigação, autonomia, conhecendo o universo cultural do aluno, firmando  um ambiente interativo e participativo.
Perfil do Professor no Ensino Superior: uma construção
Consciência de continuar aperfeiçoando sua formação a fim de que o domínio já adquirido de suas bases: teóricas, métodos científicos, leitura, escrita, tecnológicas, organização ABNT ,atualização e organização do próprio currículo Lattes. Atuando na pesquisa e  na extensão como profissional reflexivo, crítico e competente no âmbito de sua disciplina.

Conceito de ‘‘sala de aula universitária’’

Lugar de ampla interatividade, estudo, solucionar  duvidas ,pesquisa ,investigação, orientação, elaboração projetos , ação de mudança.
Princípios de uma aula: Construir habilidades de  linguagem e conceitos que inspirem “ação de  aprendizagem e mudança”. Sanando dúvidas, diagnosticando a turma e construindo parcerias neste processo
Qual o perfil do aluno do Ensino Superior? Condições históricas e sociais demonstram  condutas de violência na escola, inversão de valores, desigualdade social, dois mundos - excluídos e incluídos - uma das molduras propícias às relações de violência e suas  consequências  sobre a escola e a sociedade.
O que se espera de um aluno de nível superior? Formar  alunos  comprometidos,  os qualifica para exercerem de forma critica e reflexiva suas ações qualitativas na sociedade. Onde o seu comprometimento   com a educação continuada e seu conhecimento de mundo , venham a incorporar ainda mais este compromisso.

Trabalho de Conclusão de Curso
Metodologia da Pesquisa Do ponto de vista da sua natureza

Orientação
Pesquisa Básica (gera novos conhecimentos) e  Pesquisa Aplicada (gera conhecimento para problemas específicos)
Todo trabalho tem que ter o seu início, meio e fim, ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão. O  Trabalho de Conclusão de Curso TCC, apresenta as seguintes  modalidades de pesquisas existentes: bibliográficas, documental, estudo de caso, participante, pesquisa-ação e experimental. A inspiração para realiza-la,  pode vir da própria área de interesse, de trabalhos com a mesma temática ou de outros meios. Sua estrutura deve seguir rigorosamente uma sequencia de normas, como: titulo nome do autor, palavras-chave, introdução corpo do artigo, conclusão, referências.
A introdução deve seguir a seguinte estrutura: apresentação do tema, justificativa, objetivo geral problema, hipótese, método.
No corpo do artigo deve ser claro e objetivo,  explicando os procedimentos e detalhes importantes onde os créditos devem ser dados.
As legendas autoexplicativas  acompanham sempre se  necessário  as  "tabelas"  ou gráficos no trabalho.
A conclusão deve evidenciar a solução do seu problema    através dos resultados do seu trabalho
·      Referências Bibliográficas;
·      Números de páginas;
·      Formatação;
·      Citações;
·      Plágio
Principais normas estabelecidas  devem ser adotadas pela comunidade acadêmica:
·      NBR 10520/ABNT, 2002,
·      NBR 6023/ABNT, 2002,
·      NBR 14724/ABNT, 2011.

Procedimentos para envio do TCC
·      Elaboração do trabalho para correção,
·      Após correção, envio devidamente  formalizado conforme instruções acadêmicas. 

 Por Silvia Rossine

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