quarta-feira, 10 de maio de 2017

Abordagem em Neuroanatomia Funcional Resenha Crítica Sistema Nervoso Central e suas funções

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU
PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL, CLINICA E HOSPITALAR

Abordagem em Neuroanatomia Funcional
Resenha Crítica
Sistema Nervoso Central e suas funções


Sistema Nervoso Central (SNC) - É responsável por capitar, organizar e ordenar todas as atividades físicas através dos “circuitos neurais” que produzem respostas eficazes e específicas que se interconectam sendo formado pelo: Encéfalo, Medula Espinhal, Cérebro, Cerebelo, Tronco Encéfalo, Telencéfalo, Diencéfalo, Mesocéfalo, Ponte e Bulbo.
Encéfalo - Formado no desenvolvimento embrionário, vai se diferenciando em três partes: cérebro, cerebelo e tronco encefálico. É o centro para o intelecto, emoções, comportamento e memória. Diferentes regiões são especializadas em diferentes funções se conectando mutuamente   para a tomada de decisões e o início das ações.
Cérebro - Composto por massa cinzenta e massa branca dividido em dois hemisférios: direito e esquerdo. O córtex cerebral é constituído por células neurôglias e neurônios responsável por funções complexas como: memória, atenção, consciência, linguagem, percepção e pensando.
Hemisférios do Cérebro – Dividido em hemisfério direito e esquerdo, cada qual, possuindo um córtex motor, sendo que o córtex direito controla o esquerdo e o córtex esquerdo controla o direito. Estes hemisférios possuem duas áreas especializadas: Área de Broca e Área de Wernick.
Diencéfalo e Telencéfalo – Ambas ocupam 80% da cavidade craniana dividindo se em: Subtálamo, Epitálamo, Hipotálamo, Tálamo. Doenças como: Epilepsia, Distonia, Doença de Parkinson, TOC, Anorexia, Obesidade, Mórbida, Drogadicção e Sindrome de Tourette, são relacionadas as regiões do cérebro anteriormente observadas.
Cerebelo – Região do cérebro que capta impulsos sensitivos das articulações, além de receptores do equilíbrio e visuais. É responsável por cumprir todas as atividades motoras que exigem habilidade.
Tronco Encéfalico – Formado pelo mesencéfalo, ponte e medula oblonga (bulbo). Conecta os hemisférios cerebrais e a medula espinhal, regulando as funções fundamentais do organismo como o controle da respiração, deglutição, ritmo cardíaco entre outros.
Mesencéfalo – É a menor parte do tronco encefálico é responsável por algumas funções como: a visão, audição, movimento dos olhos e movimento do corpo. Localiza-se entre a Ponte e o Diencéfalo.
Ponte – A ponte participa e interfere em algumas atividades do bulbo como a respiração, sendo o centro de transmissão de impulsos para o cerebelo.
Bulbo – Controla informações autônomas de vários órgãos do corpo. Sua parte inferior está ligada a medula espinhal e a parte superior a ponte.
Medula Espinhal – Porção alongada do encéfalo, conduz e produzir impulsos nervosos do corpo para o encéfalo. O liquido semelhante a água (liquor ou líquido cefaloraquideano) em torno da medula colabora no diagnóstico de várias doenças onde a mais comum e a de origem traumática.

Sistema Nervoso Periférico (SNP) – Constituído por fibras (nervos) gânglios nervosos e órgãos terminais, atuando fora do sistema nervoso. Dividindo-se em: Nervos Sensitivos, Motores, Mistos, Cranianos, Espinais ou Raquidianos, Gânglios espinais. Terminações sensitivas encontradas nos órgãos dos sentidos: pele, ouvido, olhos, língua e fossas nasais.Neurônios Células nervosas responsáveis por conduzir impulsos nervosos há cerca de bilhões de neurônios no corpo humano, os quais processam as informações e estímulos no corpo humano.
Todas as nossas percepções não poderiam ser compreendidas sem este processo de comunicação entre as células nervosas (neurônios).
Células da Aglia – Constituem também o tecido nervoso, desempenhando várias funções importantes de suporte aos neurônios e têm função fundamental na formação de “circuitos neurais” do sistema nervoso central.
Sinapses –Processo químico de interação entre os neurônios e as células efetoras, acontecendo na terminação do neurônio em uma estrutura chamada sinapse, onde existem dois tipos de processos neste impulso nervoso: elétricos e químicos.
Partes do neurônio – Dendritos, Corpo celular, Axônios responsáveis pela recepção, interação e transporte das informações através dos impulsos nervosos. Os três principais neurônios são os:  Neurônios motores, sensoriais e interneurônios. Eles são classificados quanto a sua organização em: Neurônios unipolares, bipolares, pseudounipolares e mulpolares.
Neurotransmissores – Substâncias químicas liberadas pelos neurônios para a troca de informações entre eles. A maior parte deles divide-se em três categorias: Aminoácidos, aminas e peptídeos. Principais neurotransmissores: Dopamina, Serotonina, Acetilcolina, Noradrenalina, Àcido Gama Amino Butírico (GABA), Glutamato, Peptídios Endorfina / Encefalinas.
Neuroplasticidade – É a capacidade que os neurônios tem de formar novas conexões a  todo momento, de transformar sua estrutura e função em decorrência dos padrões de experiência, ocorrendo em três estágios: desenvolvimento, aprendizagem e após processos lesionais.


Conclusão


A imensa e fundamental importância de toda a complexidade do nosso Sistema Nervoso Central (SNC), Medula Espinhal, Sistema Nervoso Periférico (SNP), Neurônios, Sinapses, Neurotransmissores, Neuroplasticidade e todo seu  delineamento, a distinção entre as estruturas da região do cérebro e suas inumeráveis ligações neurais (bilhões)  as quais, sem ela; seria impossível salientar qualquer tipo de percepção, função ou disfunção do cérebro humano. Um processo administrado de forma especifica e eficaz que só a “natureza” pode nos proporcionar e ensinar os caminhos deste imenso e valioso ELO da vida, onde sem dúvida a mais  emocionante viajem a este novo mundo até então desconhecido em cada detalhe,  nos revela o universo em nós, nosso corpo.
A investigação dos estudos vai norteando de que forma este complexo sistema trabalha, a importância de cada impulso nervoso, o processo químico de interação dos neurônios na sinapse, as especialidades dos hemisférios direito e esquerdo, o líquido cefaloraquideano da medula espinhal que colabora com o diagnóstico de várias doenças, a importância de se conhecer cada parte deste processo, onde cada estrutura exerce uma função especifica e de suma importância em todo este processo.
A Neuroplasticidade nos demonstra que o cérebro humano é um dos processadores mais poderosos do mundo com toda sua complexidade de alterar tanto sua estrutura funcional nos traumas (lesionais), como estruturais, pela capacidade do cérebro de alterar sua estrutura física como resultado da aprendizagem.
Algumas destas observações aqui citadas deslumbram a imensidão de conexões ainda à serem descobertas, em cada detalhe o que realmente levará tempo e estudo. Mas, com toda a certeza o Sistema Nervoso Central (SNC) e seus milhões de estímulos dos diferentes órgãos sensoriais, assim como, nos apresentará muitas perguntas, também nos oportunizará inumeráveis e grandes descobertas ao longo deste processo de estudo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário