CURSO
DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU PSICOPEDAGÓGIA
RESENHA
CRÍTICA
PSICOPEDAGOGIA CLINICA
Psicopedagogia Clínica - Atuação
em Saúde e Educação, enquanto prática clínica, onde a psicopedagogia estuda as
características da aprendizagem humana. Em caráter, preventivo, clinico
terapêutico ou de treinamento seja ela, escolar, clínica ou hospitalar, nos
processos que interferem nos distúrbios da aprendizagem.
A Psicopedagogia Clinica de
forma global e integrada busca compreender os processos cognitivos, emocionais,
sociais, culturais, orgânicos e pedagógicos, que interferem na aprendizagem. Considerando
os aspectos psicológicos, cognitivos de natureza psicolinguística, culturais, e
sociais implicadas nos quadros das dificuldades apresentas na aprendizagem.
Aspectos
ligados ao fracasso escolar – Orgânicos, Cognitivos, Emocionais,
Sociais, Pedagógicos.
Avaliação Psicopedagogica - Envolve,
identificação responsável pela dificuldade do indivíduo, determinar o tipo de dificuldade (distúrbio da aprendizagem ou
fatores emocionais, cognitivos, sociais...).
Conhecimento
do conteúdo acadêmico, proposta pedagógica, atenção, hábitos de estudos,
solução de problemas, desenvolvimento psicomotor, linguístico, etc.
Características emocionais da criança, estímulos.
Escrita
livre e dirigida, ortografia e produção textual, nível de leitura, nível de escrita, provas de avaliação, cálculos, jogos
com regras, desenho.
A
avaliação visa reorganizar a vida escolar e social da criança. Os dados obtidos
são organizados em pelo menos três áreas: Neurologia, Psicologia,
Psicopedagogia. Principais objetivos da s áreas: Emocional, Pedagógica, Motora,
Cognitiva.
Área Emocional - Condição
afetiva nos âmbitos: escolar, familiar e pessoal.
Área Motora - Avalia
o estágio de desenvolvimento dos sistemas: nervoso, sensorial e motor.
Área Pedagógica - Avalia
o processo da gênese da: escrita, leitura e do cálculo.
Área Cognitiva - Avalia
o estágio de desenvolvimento cognitivo relacional do educando.
Segundo
Bossa outros recursos podem ser utilizados no diagnóstico psicopedagogico: Provas
de inteligência, Testes Projetivos, Avaliação Perceptomotora, Teste de
Apercepção Infantil, Teste de Apercepção Temática, Avaliação do nível
pedagógico (nível de escolaridade), Desenho da família, Desenho da figura
humana, Testes psicomotores, Lateralidade, Jogos.
Modelos de sequência diagnóstica
- Entrevista
Familiar Exploratória Situacional,
Entrevista
de anamnese, Sessões lúdicas centradas na aprendizagem (para crianças), Síntese
diagnóstica, Provas e Testes, Entrevista de Devolução e Encaminhamento.
Diagnóstico Psicopedagogico - Embasada
por fundamentos teóricos em um processo continuo de análise da criança em um
contexto escolar, familiar e social.
Síntese Diagnóstica - Análise
de todos os dados colhidos no
diagnóstico e suas relações de implicância.
Entrevista de devolução e
encaminhamento - É um
encontro entre sujeito, psicopedagogo e família, visando relatar os resultados
do diagnóstico, analisando todos os aspectos da situação apresentados, seguindo
de uma síntese integradora e um encaminhamento.
A importância da
Psicopedagogia Clínica - Facilitador
na busca da melhoria do processo de aprendizagem integrando, família,
professor, psicopedagogo Estimulando, integrando o desenvolvimento de relações
interpessoais, o estabelecimento de vínculos, a utilização de métodos de ensino
compatíveis com as mais recentes concepções a respeito desse processo .
Conclusão
Família;
alicerce central, única, em cada pequeno detalhe que particularmente a
diferencia de tantas outras. É nesta base e entendimento que devemos perceber
que a aprendizagem não é um processo individual, ou seja, não depende só do esforço de quem aprende, mas sim de um
processo coletivo. A família e o seu papel fundamental e intransferível de responsabilidades, a unidade escolar com sua
obrigatoriedade de exercer sua função sócio educativa com excelência. Embora os
papéis dos professores e da família sejam complementares, são distintos em suas
abrangentes competências.
Responsabilizar
este ou aquele das dificuldades apresentadas do decorrer das rotinas, seria no
mínimo delegar sua falta de compromisso em contribuir com o desenvolvimento das
capacidades afetivas, físicas, cognitivas, de
inter-relação pessoal e de inserção social, do sujeito.
A
Psicopedagogia Clínica ao tratar o processo de aprendizagem e suas dificuldades
humanas, considera a realidade interna e externa à escola e procura compreender
as questões cognitiva, orgânica, social, familiar, emocional e também o
trabalho pedagógico como elementos relevantes de sucesso ou insucesso para
aquisição de aprendizagens.
Podem
até existir inúmeras fórmulas de se alcançar a tão sonhada qualidade na
educação de um país ,mas, com certeza nenhuma delas terá um sucesso tão garantido quanto o empenho
de parcerias envolvidas.
A Psicopedagogia
Clinica ainda tem um espaço bastante restrito
no cotidiano da escola, tendo em
vista a distância que separa o consultório da escola , porém algumas
intervenções se tornam possível no
sentido de que a psicopedagogia pode ser parceira da escola, basta que ambas as
partes permitam esse diálogo.
O
olhar da psicopedagogia deve estar
voltado para o aluno com dificuldades de
aprendizagem, unindo forças junto à
equipe da escola para resgatar o sentimento de incapacidade
que se encontra no sujeito.
Esse
“olhar” carinhoso, preocupado, responsável e inquiridor que deve ter o
psicopedagogo é para não permitir que o aluno acumule mais uma possibilidade de
insucesso. Desta forma então se busca desenvolver no aluno a iniciativa e a
coragem para aprimorar suas habilidades levando-o a tentar novas experiências.
Por Silvia Rossine
Um comentário:
Parabens. solicito um pdf no meu email please.
Postar um comentário