quarta-feira, 10 de maio de 2017

RESENHA CRÍTICA BASES PSICOMOTORAS DA APRENDIZAGEM

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU PSICOPEDAGÓGIA
RESENHA CRÍTICA

BASES PSICOMOTORAS DA APRENDIZAGEM

Psicomotricidade - É a ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento relacionando a sua maturação as aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. Uma prática pedagógica que visa contribuir no processo ensino-aprendizagem favorecendo os aspectos físicos, mental, afetivo emocional e sócio-cultural.
Educação Psicomotora - Está fundamentada nos níveis orgânicos, sociais e psicológicos: Motores (agir), Emocionais (sentir), Intelectuais (pensar). Base da educação primária, condiciona todos os aprendizados pré-escolares. A organização psicomotora global apresenta de forma integrada: Tonicidade, Equilibrio, Lateralidade, Noção de corpo, Estrutura espaço corporal, Praxia global, Praxia fina.
Tonicidade - Alicerce fundamental das aquisições neuromusculares que garante as emoções, as atitudes, as posturas, as mimicas, etc.
Lateralidade - Integração sensório motora dos dois lados do corpo em diferentes níveis de complexidade da identificação das partes:  do corpo, dupla homolateral, dupla contralateral, partes do corpo do outro e do próprio.
Equílíbrio - Estática (movimentos não locomotores), Dinâmica (movimentos locomotores).
Esquema Corporal - Consciência do próprio corpo tanto em movimento como em posição estática. Amadurecimento neurológico por estímulos diversos onde os sistemas responsáveis pelo desenvolvimento são:  Interocepção, Própriocepção, Exterocepção.
Noção de Corpo - Consciêntização do seu corpo, onde todas as suas experiencias vitais se organizam, potencializado com verdadeira composição de memórias,sejam elas , visuais, táteis, cinestésicos e auditivos (linguísticos).     
Estrutuação Espaço- temporal - Relações integradas da tonicidade, da equilibração, da lateralizarão e da noção do corpo.  
Praxia Global - Coordenação dinâmica geral que integra a postura, a locomoção, o contato, a recepção evoluindo com a maturação dos sentidos da visão, audição e tato.
Praxia fina - A mão, unidade motora complexa  e o mais eficaz meio de exploração do mundo exterior e também do próprio corpo auxiliando no desenvolvimento da aprendizagem.
Dificuldades de aprendizagem referentes as bases psicomotoras -  Esquema corporal, Lateralidade, Percepção espacial e Temporal, Ordenação Controle muscular, Percepção.
Esimulação Psicomotora - Acesso a todas as etapas da aprendizagem necessárias no processo de alfabetização por meio de experiências psicomotoras. As atividades lúdicas e os jogos formam conceitos, selecionam idéias, estabelecem  relações lógicas, integra percepções auxiliando o crescimento físico e o desenvolvimento global. 

Distúrbios Psicomotores - Transtornos que atingem a:   Inteligência , afetividade e a   motricidade e são divididos da seguinte forma: Instabilidade psicomotora, Lateralidade cruzada e imperícia, Debilidade psicomotora (paratonia e sincinesia) , Inibição psicomotora. 

 Instabilidade Psicomotora -  Distúrbio complexo que causa  uma série de transtornos predominando  uma atividade .muscular continua; falta de atenção e concentração, instabilidade emocional e intelectual  entre outros.
Debilidade Psicomotora - Caracteriza-se pela presença de Paratonia (rigidez muscular, incapacidade de relaxar voluntariamente um músculo) e Sincinesia
 ( músculos em movimento nos quais eles são desnecessários).
Inibição Psicomotora - Ansiedade constante que  desencadeia apesar do seu rendimento;  fracassos em provas individuais, (exames,chamadas orais).
Lateralidade Cruzada - Um hemisfério dominante no cérebro é responsável pela lateralidade do indivíduo, de acordo com a ordem enviada teríamos o (destro ou o canhoto) . Quando estas dominâncias não se apresentam do mesmo  lado temos a (lateralidade cruzada).
Imperícia - Inteligência normal com deficit em realizar certas   tarefas manuais.
A Importância da Psicomoticidade na Educação Infantil - Ciência que contribui para o desenvolvimento humano no (processo de ensino - aprendizagem) sua complexidade, pois afeto, cognição, físico e movimento são inseparáveis. Etapas de desenvolvimento onde é de extrema importância que o educador trabalhe adequadamente os aspectos relacionados à Psicomotricidade.
Código de Ética do Psicomotrista - (ABP) Associação Brasileira de Psicomotricidade, instrumento norteador das práticas psicomotoras. CAPÍTULO I Dos Princípios; CAPÍTULO II  Das Responsabilidades Gerais  do Psicomotrocista, CAPÍTULO III Das responsabilidades para com o cliente, CAPÍTULO IV, Das relações com outros Psicomotricistas, CAPÍTULO V, Das responsabilidades e relações com as instituições empregatícias e outras, CAPÍTULO VI, Das relações com outros profissionais, CAPÍTULO VII,  Das relações com as Associações congregantes, representativas dos Psicomotricistas, CAPÍTULO VIII,  Do sigilo profissional , CAPÍTULO IX,  É vedado ao Psicomotricista, CAPÍTULO XI Dos honorários profissionais, CAPÍTULO XII Das disposições gerais.


                                           CONCLUSÃO RESENHA


Destacar a imensa contribuição relacionada ao estudo da ciências  da Psicomotricidade no desenvolvimento global da criança e a necessidade da Educação Psicomotora na Educação Infantil e de suma importância para que esse conhencimento seja agregado  ao  desenvolvimento físico, psíquico e social da criança, trazendo assim, benefícios que poderão ser notados no decorrer de sua vida adulta.
 Assim como o cuidar e o educar são indissociáveis a psicomotricidade é imprescindível na educação para o desenvolvimento: físico, cognitivo, afetivo da criança. Esse processo inicia-se em casa, nas brincadeiras realizadas no dia-a-dia e. Ao chegar à escola o domínio da criança é ainda parcial, e para que no decorrer de sua vida consiga o aperfeiçoamento dos gestos motores, é necessário um trabalho de “qualidade” por parte da família e principalmente dos professores. Cabe ao professor planejar de forma “responsável” a elaboração de suas aulas priorizando desta forma os pilares que sustentam ao aluno um desenvolvimento integral.
As etapas do desenvolvimento, são de extrema importância para que o educador trabalhe adequadamente os aspectos relacionados à Psicomotricidade.
A escola tem como “dever”, proporcionar a criança a oportunidade de se desenvolver harmonicamente, assumindo sua verdadeira função de: prevenir, estimular, educar e reeducar seus educandos.
O papel proposto por esta ciência é melhorar o desenvolvimento psicomotor da criança através da educação psicomotora. 

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