CURSO
DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU PSICOPEDAGÓGIA
RESENHA
CRÍTICA
BASES
PSICOMOTORAS DA APRENDIZAGEM
Psicomotricidade - É a
ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento relacionando a sua
maturação as aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. Uma prática
pedagógica que visa contribuir no processo ensino-aprendizagem favorecendo os
aspectos físicos, mental, afetivo emocional e sócio-cultural.
Educação Psicomotora - Está
fundamentada nos níveis orgânicos, sociais e psicológicos: Motores (agir), Emocionais
(sentir), Intelectuais (pensar). Base
da educação primária, condiciona todos os aprendizados pré-escolares. A
organização psicomotora global apresenta de forma integrada: Tonicidade,
Equilibrio, Lateralidade, Noção de corpo, Estrutura espaço corporal, Praxia
global, Praxia fina.
Tonicidade - Alicerce
fundamental das aquisições neuromusculares que garante as emoções, as atitudes,
as posturas, as mimicas, etc.
Lateralidade - Integração
sensório motora dos dois lados do corpo em diferentes níveis de complexidade da
identificação das partes: do corpo,
dupla homolateral, dupla contralateral, partes do corpo do outro e do próprio.
Equílíbrio - Estática
(movimentos não locomotores), Dinâmica (movimentos
locomotores).
Esquema Corporal - Consciência
do próprio corpo tanto em movimento
como em posição estática. Amadurecimento neurológico por estímulos diversos
onde os sistemas responsáveis pelo desenvolvimento são: Interocepção, Própriocepção, Exterocepção.
Noção de Corpo - Consciêntização do seu corpo, onde todas as suas experiencias
vitais se organizam, potencializado com verdadeira composição de memórias,sejam
elas , visuais, táteis, cinestésicos e auditivos (linguísticos).
Estrutuação Espaço- temporal - Relações integradas da tonicidade,
da equilibração, da lateralizarão e da noção do corpo.
Praxia Global - Coordenação dinâmica geral que integra a postura, a
locomoção, o contato, a recepção evoluindo com a maturação dos sentidos da
visão, audição e tato.
Praxia fina - A mão, unidade motora complexa e o mais eficaz meio de exploração do mundo
exterior e também do próprio corpo auxiliando no desenvolvimento da
aprendizagem.
Dificuldades de aprendizagem
referentes as bases psicomotoras - Esquema corporal, Lateralidade, Percepção
espacial e Temporal, Ordenação Controle muscular, Percepção.
Esimulação Psicomotora - Acesso a todas as etapas da aprendizagem necessárias no
processo de alfabetização por meio de experiências psicomotoras. As atividades
lúdicas e os jogos formam conceitos, selecionam idéias, estabelecem relações lógicas, integra percepções
auxiliando o crescimento físico e o desenvolvimento global.
Distúrbios Psicomotores - Transtornos que atingem a: Inteligência , afetividade e a motricidade e são divididos da seguinte
forma: Instabilidade psicomotora, Lateralidade cruzada e imperícia, Debilidade
psicomotora (paratonia e sincinesia) , Inibição psicomotora.
Debilidade Psicomotora - Caracteriza-se pela presença de Paratonia (rigidez
muscular, incapacidade de relaxar voluntariamente um músculo) e Sincinesia
( músculos em movimento nos quais eles são
desnecessários).
Inibição Psicomotora - Ansiedade constante que
desencadeia apesar do seu rendimento; fracassos em provas individuais,
(exames,chamadas orais).
Lateralidade Cruzada - Um hemisfério dominante no cérebro é responsável pela
lateralidade do indivíduo, de acordo com a ordem enviada teríamos o (destro ou
o canhoto) . Quando estas dominâncias não se apresentam do mesmo lado temos a (lateralidade cruzada).
Imperícia - Inteligência normal com deficit em realizar certas tarefas manuais.
A Importância da Psicomoticidade na Educação Infantil - Ciência que contribui para o
desenvolvimento humano no (processo de ensino - aprendizagem) sua complexidade, pois afeto, cognição, físico e movimento são
inseparáveis. Etapas de desenvolvimento onde é de extrema importância que o
educador trabalhe adequadamente os aspectos relacionados à Psicomotricidade.
Código de Ética do Psicomotrista - (ABP) Associação Brasileira de Psicomotricidade, instrumento norteador
das práticas psicomotoras. CAPÍTULO I Dos Princípios; CAPÍTULO II Das Responsabilidades Gerais do Psicomotrocista, CAPÍTULO III Das responsabilidades
para com o cliente, CAPÍTULO
IV, Das relações com outros Psicomotricistas, CAPÍTULO V, Das responsabilidades e relações com as
instituições empregatícias e outras, CAPÍTULO VI, Das relações com outros profissionais, CAPÍTULO VII, Das relações com as Associações congregantes,
representativas dos Psicomotricistas, CAPÍTULO VIII, Do
sigilo profissional , CAPÍTULO
IX, É vedado ao Psicomotricista, CAPÍTULO
XI Dos honorários profissionais, CAPÍTULO XII Das disposições gerais.
CONCLUSÃO RESENHA
Destacar a imensa contribuição
relacionada ao estudo da ciências da
Psicomotricidade no desenvolvimento global da criança e a necessidade da
Educação Psicomotora na Educação Infantil e de suma importância para que esse
conhencimento seja agregado ao desenvolvimento físico, psíquico e social da
criança, trazendo assim, benefícios que poderão ser notados no decorrer de sua
vida adulta.
Assim como o cuidar e o educar são
indissociáveis a psicomotricidade é imprescindível na educação para o
desenvolvimento: físico, cognitivo, afetivo da criança. Esse processo inicia-se
em casa, nas brincadeiras realizadas no dia-a-dia e. Ao chegar à escola o
domínio da criança é ainda parcial, e para que no decorrer de sua vida consiga
o aperfeiçoamento dos gestos motores, é necessário um trabalho de “qualidade” por
parte da família e principalmente dos professores. Cabe
ao professor planejar de forma “responsável” a elaboração de suas aulas
priorizando desta forma os pilares que sustentam ao aluno um desenvolvimento
integral.
As
etapas do desenvolvimento, são de extrema importância para que o educador
trabalhe adequadamente os aspectos relacionados à Psicomotricidade.
A
escola tem como “dever”, proporcionar a criança a oportunidade de se desenvolver
harmonicamente, assumindo sua verdadeira função de: prevenir, estimular, educar
e reeducar seus educandos.
O
papel proposto por esta ciência é melhorar o desenvolvimento psicomotor da
criança através da educação psicomotora.
Um comentário:
Eu amei esse trabalho mim ajudou muito
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