quarta-feira, 10 de maio de 2017

RESENHA CRÍTICA NEUROFISIOLOGIA: COMPORTAMENTO E EMOÇÕES

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU PSICOPEDAGÓGIA

RESENHA CRÍTICA

NEUROFISIOLOGIA: COMPORTAMENTO E EMOÇÕES

Neurofisiologia - Estudo do sistema nervoso na sua dimensão funcional:  conhecimentos neuroanatômicos, neurofisiológicos e clínicos, com finalidades diagnóstica, terapêutica e de monitoração.
Tronco Encefálico -  Núcleos de nervos cranianos, viscerais ou somáticos, além de centros viscerais como o centro respiratório e o vasomotor. Papel de afetuador basicamente na expressão das emoções. Influência de neurônios nele localizados, através das vias monoaminérgicas que aí se originam. 
Sistema límbico - Responsável pelas emoções e comportamentos. Compreende todas as estruturas cerebrais que estejam relacionadas, principalmente, com comportamentos emocionais e sexuais, aprendizagem, memória, motivação, mas também com algumas respostas homeostáticas. O sistema é límbico é dividido nas seguintes estruturas: Área Pré Frontal (Córtex) Giro do Cíngulo Hipocampo Amígdala Área septal Hipotálamo.
Área Pré Frontal (Cortex) - Compreende toda a região anterior não motora do lobo frontal. Suas intensas conexões bidirecionais com o tálamo, amigdala e outras estruturas sub-corticais, explicam o importante papel que desempenha na gênese e, especialmente, na expressão dos estados afetivos.
Giro do Cíngulo­ - Um feixe nervoso que liga os 2 hemisférios cerebrais. Sua porção frontal coordena odores, e visões com memórias agradáveis de emoções anteriores.
Hipocampo - Lobo temporal, e é responsável pela memória recente.
Amígdala - Pequena estrutura em forma de amêndoa, situada dentro da região anteroinferior do lobo temporal, se interconecta com o hipocampo, os núcleos septais, a área pré-frontal e o núcleo dorso-medial do tálamo.
Área septal - Situado à frente do tálamo, por cima do hipotálamo. Anteriormente ao tálamo, situa-se a área septal, onde estão localizados os centros do orgasmo (quatro para mulher e um para o homem).
Hipotálamo - Amplas conexões com as demais áreas do prosencéfalo e com o mesencéfalo. Controla a temperatura corporal, o impulso para comer e beber, o controle do peso corporal e algumas funções vegetativas do encéfalo que está intimamente relacionada ao comportamento.
Conexões Intrínseca - Intercomunicação conhecida como circuito fechado de  Papez, que une as seguintes estruturas límbicas, impulsos nervosos hipocampo, fórnix, corpo mamilar, fascículo mamilo-talâmico, núcleos anteriores do tálamo, cápsula interna, giro do cíngulo, giro para-hipocampal e novamente o hipocampo, fechando o circuito.
Conexões Extrínsecas - Conexões com setores muito diversos do sistema nervoso central, destacando-se, por sua importância, as conexões recíprocas que mantêm com o hipotálamo.
Conexões Aferentes - Emoções desencadeadas pela entrada no sistema nervoso central de determinadas informações sensoriais. As conexões com a formação reticular do mesencéfalo se fazem basicamente através de três sistemas de fibras: feixe prosencefálico medial, fascículo mamilo-tegmentar, estria medular.
Circuito de Papez - Segundo Bear, no circuito de Papez, o hipotálamo governa a expressão comportamental da emoção.
Emoções e Comportamento - Fundamentais na experiência humana, o mau funcionamento das emoções podem causar:  transtorno bipolar, pânico, fobias, ansiedade generalizada, depressão, entre outras. Constituindo um foco 
polarizador e desenvolvedor de processos de dificuldades, não só de aprendizagens cognitivas e mentais mas também de integrações escolares e sociais.
Bases Neurais das Emoções - Prazer e Recompensa; relação do funcionamento cerebral e o circuito encefálico específico.
Alegria - Os gânglios basais, incluindo o estriado ventral e o putâmen, são ativados com a indução da alegria.
Medo - A amígdala e o hipotálamo estão relacionadas a sensação de medo e raiva e, é a amígdala responsável pela detecção, geração e manutenção das emoções relacionadas ao medo.
Raiva - Comportamentos agressivos, possuindo um conjunto de reflexos de: atacar, lutar e ganhar.  
Reações de luta - fuga – O Sistema Nervoso Autônomo está envolvido com a a situação de luta e fuga.
Tristeza - A tristeza gera lentidão nos processos fisiológicos e está relacionada a neurofisiologia.  
Emoção e razão - As informações passam pelo sistema límbico e paralímbicas, para adquirirem significado emocional, que regiões do córtex frontal e pré-frontal estão relacionadas com a tomada de decisão e no processo de autonomia.
Linguagem -  Autores tentam explicar a aquisição da linguagem cada qual em sua teoria:  Skinner “comportamental”, biológica de Leneberg, construtivista (Piaget), sócio interacionista (Vygotsky), Rocha uma mimica motora.
 A Fala - a fala pressupõe a elaboração de um pensamento pré - linguístico.
Memória - Mecanismos dinâmicos associados ao armazenamento, retenção e recuperação de informações sobre experiências passadas.
Tarefas de Recordação versus Tarefas de Reconhecimento – Tarefas de memória explícita, reconhecimento declarativo, recordação serial, recordação livre,  empares associados.
Tarefas de Memória Implícita versus Tarefas de Memória Explícita -
Modelo Tradicional de Memória - Memória primária e segundária, armazenamento sensorial de curto prazo de longo prazo.
Armazenamento Sensorial - Repositório inicial de muitas informações.
Refinamento Subsequente - Informação visual, sistema de memória por meio de armazenamento icônico.
Armazenamento de Curto Prazo - A memória de curto prazo pode reter aproximada mente quatro itens para letras sinalizadas.
 Armazenamento de Longo Prazo - O armazenamento permanente pode ocorrer mesmo para informações que você aprendeu passivamente.
O modelo de níveis de processamento - Existe teoricamente um número infinito de níveis de processamento (NP), nos quais os itens podem ser codificados.
Alzheimer - Enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo, doença neuropsiquiátrica, demência, ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem) causada pela morte das células cerebrais.
Epidemiologia - No Brasil, a estatística é muito semelhante à mundial. A frequência varia pouco por sexo ou grupo étnico.
Etiologia -­ Caracteriza-se por um declínio insidioso, progressivo da memória e de outras funções corticais como linguagem, conceito, julgamento, habilidades visuo-espaciais.
Estágio Inicial - Perda de memória recente, dificuldade progressiva para desempenhar as atividades de vida diária.
Estágio Intermediário - Incapaz de aprender e lembrar de informações novas se perdem constantemente, desorganização comportamental ocorre na forma de perambulação, agitação.
Estágio grave ou terminal - Incapaz de andar, totalmente incontinente e incapaz de desempenhar qualquer atividade. Estágio final da doença de Alzheimer é coma Transtornos da Linguagem - Manisfesta-se como atraso ou desenvolvimento atípico envolvendo componentes funcionais da audição, fala e/ou linguagem em níveis variados de gravidade.
Envolve fatores orgânicos, intelectuais/cognitivos e emocionais (estrutura familiar relacional), ocorrendo, na maioria das vezes, inter-relação entre todos esses fatores. Origem de desenvolvimento ou adquirida. Causa idiopática. Investigar fatores orgânicos como alterações auditivas e neuropsicológicas. Pediatras ou fonoaudiólogo ou equipe interdisciplinar para avaliação. Alguns distúrbios: Dislalia, Disfemia, Disfonias, Dislexia.


CONCLUSÃO

De todos os conhecimentos que estaremos adquirindo, de todas as teorias importantes que estaremos conhecendo ao longo dos nossos estudos, nenhuma delas será tão imprescindível quanto; os nossos olhares mais atentos, a atenção e a paciência dos nossos ouvidos e sentidos em procurar compreender cada novo desafio, cada nova história a percorrer.
Informações estas que estarão a todo momento de alguma forma nos chamando a atenção, em cada pequeno detalhe,  seja  ela: comportamental  , emocional, linguística, pelas dificuldades ou facilidades que estaremos presenciando ao logo desta caminhada. Entender que inúmeros fatores estão envolvidos no processo de desenvolvimento vai muito além de um trabalho isolado.
Um trabalho interdisciplinar estará sempre á frente de novas descobertas, compartilhando experiências e novas descobertas.
Estágios, Transtornos, Dificuldades, Bases, seja qual for o nome dado a cada nova observação de conduta a nós conferida, trará consigo a imensa responsabilidade de entender  que acima de todos os conceitos com suas nomenclaturas , estaremos diante de  seres humanos e tornar isso o mais ”humano possível” fará parte da nossa história mais bem escrita. 

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