BASES
NEUROLÓGICAS DA APRENDIZAGEM.
FUNDAMENTOS
TEÓRICOS DA PSICOPEDAGOGIA
Neurociência:
Ciência
“interdisciplinar” que estuda o sistema nervoso central, periférico e todas as
ligações fisiológicas do organismo, incluindo a relação entre o cérebro e o
comportamento. A plasticidade da constante transformação do sistema nervoso
(SN) sobre a ação dos estímulos ambientais em adquirir novas habilidades sejam
elas: motoras, cognitivas ou emocionais.
Dividida em:
Neurociência molecular, celular, sistêmica, comportamental e cognitiva.
Neurociência
da aprendizagem: Como o cérebro aprende e como as redes
neurais são estabelecidas durante esta aprendizagem, como os estímulos e como
todas as informações se armazenam e se comunicam entre si. Um complexo processo
pelo qual o cérebro reage aos estímulos ativando as sinapses ligações ente os
neurônios por onde passam os estímulos.
Quatro pilares oriundos da neurociência são:
Aprender a conhecer, a fazer, a conviver, a ser.
Atenção:
O
estado de alerta aberto aos estímulos do meio, onde o cérebro seleciona quais
estímulos irá se ocupar e quais irá excluir. Concentração, seletividade,
controle, vigilância.
Teorias
da Atenção: Modelo do gargalho da garrafa; estímulo sonoro
a cada orelha (escuta dicótica) onde prevalece a informação mais interessante.
Teoria
do filtro atencional: Passam por este filtro apenas os estímulos
alvo, estímulos sensoriais muito distintos antes de chegar a percepção. O que
não passa por este filtro e descartado.
Teoria
dos recursos da atenção: Processo pré-atencional, processo atencional.
Bases
Neurais para a Atenção: A estrutura reticular é a medidora entre
os estímulos externos e internos onde a atenção interage como meio. Os três sistemas principais na modalidade
visual da atenção são: Orientação da atenção, Atenção executiva, Vigilância.
Percepção:
Atenção,
observação, influenciada pelas características pessoais e seletivas. Estímulos
traduzidos por impulsos nervosos ao cérebro e ali processados.
Sensação-Percepção:
Sensação
– Estímulos externos (luz, som, gosto).
Percepção: Envolve interpretação dos processos
iniciais dos estímulos aos impulsos neurais.
Linguagem:
Um
complexo fenômeno cognitivo, com três conjuntos estruturais do Sistema Neural,
capacitados para a: interação do numeroso sistema dos dois hemisférios onde
acontece as interações não linguísticas; estrutura neural menor destinado ao
estimulo linguístico externo e o conjunto estrutural que coordena os dois
primeiros também presente no lado esquerdo, produzindo palavras a partir de um
conceito.
Motivação:
Reprodução
de comportamentos pela ação dos neurônios espelho, determinando a
individualidade humana, envolvendo experiências passadas.
Memória:
Capacidade
de armazenar, consolidar, recuperar, evocar informações disponíveis no cérebro.
Memória
Declarativa: Classifica-se em: Memoria imediata, de curto
prazo, de longo prazo.
Tipos
de memorias e suas classificações: Declarativa e Não
Declarativa. Memória de trabalho (imediato), curto prazo, longo prazo. Memorias
adquiridas, de procedimentos, associativa e não associativa
Lobo
Temporal: Localiza-se na Neocórtex, envolvida com a memória de longo
prazo.
Hipocampo:
Responsável por selecionar, armazenas, fatos, eventos importantes
Amigdala:
As
conexões entre a amigdala e o hipotálamo permite uma forte ligação entre as
emoções e a aprendizagem.
Fundamentos
teóricos da psicopedagogia: Psicopedagogia, uma ação de
estudo integrando e sistematizando, em prol da identificação das dificuldades
de aprendizagem, sejam elas: emocionais, sociais, pedagógicas ou orgânicas em
caráter preventivo, clinico, terapêutico ou de treinamento em: escolas,
empresas, clinicas, hospitais, somando parcerias que atuam em sua área de abrangência.
Fundamentos
Socioculturais: Constituídos em um referencial básico: Sara
Pain, Jorge Visca, Alicia Fernandes ente outros sistematizaram em corpo teórico
a psicopedagogia entre muitos outros que se seguiram. Itard, Pereira,
Pestalozzi, Seguin, (pioneiros no tratamento da aprendizagem).
Fundamentos
Biológicos Organicistas: Em 1898, Clarapéde e Neville,
introduziram na escola pública as “classes especiais” em uma concepção
organicista para crianças de aprendizagem lenta.
Fundamentos
Teóricos: A sociedade passou
pela exclusão, segregação, institucionalização, integração e inclusão até a sua
efetivação garantida pela Constituição Federal de 1988(inclusão) no Brasil.
Fundamentos
Psicológicos: Jean Piaget, Lev Semenovich Vygotsky, David
Ausubel, Jerome Bruner, Sigmund Freud, Carl Ronson Rogers, Paulo Freire, Emília
Ferreiro, etc. Pesquisadores significativos das teorias mais conhecidas:
Associacionista
(Comportamentalista, Racionalismo cartesiano, Empirismo, Positivismo,
Behaviorismo.
Do
aprendizado experimental – Carl Rogers: Aspecto interacional do
aprendizado professor e aluno responsável pela aprendizagem.
Psico-genética
(construtivista) (Piaget e Bruner): Teoria que permite reinterpretar
todas as coisas, interações que surgem construções cognitivistas sucessivas.
Psico-social:
Comportamento analisado em todos os
contextos do processo de influência social.
Sócio-histórica
(sócio-interacionista): Segundo Vygotsky o desenvolvimento
cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade
(ZPD).
Obstáculo Epistêmico: Refere-se
a estrutura cognitiva do aprendiz ninguém pode aprender além d
o
que sua estrutura cognitiva permite.
Obstáculo Epistemofílico:
Está
relacionado ao meio cultural em que o aprendiz está inserido.
Psicopedagogo Clínico: Dirigido
para a história do sujeito – rede situações familiares.
Psicopedagogo Institucional:
Identifica
obstáculos no processo de aprendizagem e desenvolvimento.
Psicopedagogo Hospitalar: Colaboração
com outros profissionais interagindo em equipe interdisciplinar. Orientar,
elaborar, desenvolver métodos e programas psicopedagógicos em contexto de
reabilitação psicossocial, para pessoas em recuperação de doenças
Campo de atuação do
Psicopedagogo - Clínica
– avaliação – intervenção Institucional – escola – empresa Hospitalar –
hospitalar
Psicopedagogia e a Interdisciplinaridade
um
novo modelo filosófico-científico-pedagógico, aponta para outras possibilidades
de atuações
Código de ética do Psicopedagogo:
Diretrizes
para o exercício da Psicopedagogia e para os relacionamentos internos e externos
à ABPp – Associação Brasileira de Psicopedagogia.
CONCLUSÃO
Os esforços em sistematizar um corpo teórico
básico, nos remete aos autores argentinos e franceses e suas contribuições na
história da área da psicopedagogia. Todo o embasamento dos Fundamentos
Biológicos, Organicistas, Filosóficos, Psicológicos, do desenvolvimento e
aprendizagem, assim como, as mais conhecidas teorias: Associanista,
Racionalista, empirista entre outros.
Todo os embasamentos do estudo das teorias,
pesquisas, assim como os avanços na área da Neurociência da Aprendizagem, suas
teorias, estudos da Percepção, Sensação, Motivação, Bases Neurais da Linguagem,
Memória entre outros, só vem a enriquecer os imensos avanços nos estudos dos
Distúrbios da Aprendizagem e todo seu contexto terapêutico e preventivo. Neste
processo de aquisição da linguagem e da aprendizagem o professor terá sempre um
papel fundamental nesta trajetória. Há de se diminuir os barulhos da correria existencial
e se atentar as minúcias invisíveis que perdemos ao longo do caminho.
Ouvir os silêncios das entrelinhas, da chuva,
da própria respiração parece algo surreal, mas só a partir da crucial
importância da “atenção” com o meio em que estamos inseridos, poderemos
selecionar qual estimulo estaremos selecionando em detalhes, descobrindo e
redescobrindo a cada momento como utilizarmos todo o nosso conhecimento
adquirido através dos estudos parcerias positivas neste processo educacional.
9 comentários:
Importantes conceitos na fundamentacao Pedagogica e Psicopegagogica!
A cada passo dessa caminhada na área da Psicopedagogia Clínica me apaixono mais...
Cada tema estudado é apaixonante na PSICOPEDAGOGIA CLINICA!
Não tem como não se apaixonar pelos temas abordados em Psicopedagogia.
-Muito importante compreender essas bases Neurológicas,dentro dos quatro pilares,que norteiam a psicopedagogia,aprendendo a conhecer,a fazer,a conviver e a ser.
-Os estímulos do meio,e como o cérebro trabalha,quais ele vai ocupar mais,quais menos,quais irá excluir,isso envolve através da Concentração, seletividade, controle, vigilância.Muito bom o tema!
Ler texto como estes que aprofunda o conhecimento da psicopedagogia. tudo me encanta, estou amando.
A CADA TEXTO LIDO E APROFUNDANDO ESTOU ME APAIXONANDO PELO MUNDO DA PSICOPEDAGOGIA, MUITO BOM.
texto maravilhoso.
Este curso é muito interessante, os textos de fácil compreensão, nos leva a assuntos tão importantes e necessários para aplicarmos até nas U.ES, POIS nas escolas temos muitas crianças, que necessitam de uma atenção maior.
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