terça-feira, 23 de agosto de 2016

Desenvolvimento Psicomotor na Infância

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA

 Professora Me. Vânia de Fátima Matias de Souza

SUMÁRIO 

UNIDADE I 

O PAPEL DO BRINCAR E DO BRINQUEDO NO DESENVOVIMENTO INFANTIL 16
CORPO E MOVIMENTO: CONSTRUINDO A IMAGEM DO CORPO 30
A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO NO DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO 34 PADRÕES DE MOVIMENTO 37 
A RELAÇÃO ENTRE PSICOMOTRICIDADE E DESENVOLVIMENTO MOTOR 45 
APRENDIZAGEM E DESEMPENHO DAS HABILIDADES MOTORAS 47 
PSICOMOTRICIDADE E MOVIMENTO: AS RELAÇÕES ENTRE COGNIÇÃO, AFETIVIDADE E SOCIALIZAÇÃO 56 
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: PENSANDO AS RELAÇÕES ENTRE OS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA INFORMAÇÃO 58 

UNIDADE II

 A PSICOMOTRICIDADE NA HISTÓRIA 83
 OBJETIVOS DA PSICOMOTRICIDADE 90
 AS ÁREAS DA PSICOMOTRICIDADE 91 
HABILIDADES CONCEITUAIS 96
 HABILIDADES PSICOMOTORAS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO 97
 RELAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM: ANÁLISES E COMPREENSÃO DE CONCEITOS A PARTIR DA TEORIA PIAGETIANA 98
 TEORIA DE PIAGET: EPISTEMOLOGIA GENÉTICA – O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO 116

 UNIDADE III 

PROPRIEDADE E EMPRESA RURAL ELEMENTOS CONSTITUINTES DA PSICOMOTRICIDADE 125 
 ESQUEMA CORPORAL 126
 A ORGANIZAÇÃO DO CORPO NO ESPAÇO 129 
DOMINÂNCIA LATERAL 131 
EQUILÍBRIO 133 
A ORGANIZAÇÃO LATERO-ESPACIAL 134 
ORIENTAÇÃO ESPACIAL 135 
ORIENTAÇÃO TEMPORAL 136 
A COORDENAÇÃO DINÂMICA 137 
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO: ENTENDENDO A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO 138 
ESTRATÉGIAS PSICOMOTORAS E CONSEQUÊNCIAS EDUCATIVAS 140
 EXERCÍCIOS PSICOMOTORES 142 
EXERCÍCIOS DE PRÉ-ESCRITA 143 
UNIDADE IV LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA EVOLUÇÃO PSICOMOTORA ATÉ OS TRÊS ANOS DE IDADE 147 
INTRODUÇÃO 147 
CARACTERÍSTICAS PSICOMOTORAS DA CRIANÇA DE ZERO A TRÊS ANOS 147 EVOLUÇÃO PSICOMOTORA DOS TRÊS AOS SEIS ANOS 155
 A EVOLUÇÃO DA MOTRICIDADE GRÁFICA 160 
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E CONSEQUÊNCIAS EDUCATIVAS: TEORIAS E EXERCÍCIOS PARA UMA EDUCAÇÃO PSICOMOTRIZ 161 
ESQUEMA CORPORAL 161 
COORDENAÇÃO ÓCULO-MANUAL 163 
COORDENAÇÃO DINÂMICA GERAL 163
 MOTRICIDADE FINA DAS MÃOS E DOS DEDOS 164 
CUIDANDO DAS MÃOS 165
 AMASSANDO A MASSA 165 
ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO TEMPORAL 166
 EXERCÍCIO DE ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO ESPACIAL 166
 UNIDADE V INTRODUÇÃO AO DIREITO AMBIENTAL PSICOMOTRICIDADE: AÇÃO PREVENTIVA E REEDUCATIVA 171 
A PSICOMOTRICIDADE PODE SER ENTENDIDA A PARTIR DA FILOGÊNESE, ONTOGÊNESE E RETROGÊNESE 174 
FILOGÊNESE 174  
ONTOGÊNESE 174
 RETROGÊNESE 175 
OS TRANSTORNOS PSICOMOTORES DA INFÂNCIA 175
 A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO PSICOMOTORA 181
 CONCLUSÃO 186 REFERÊNCIAS 187


http://www.ead.cesumar.br/moodle2009/lib/ead/arquivosApostilas/1476.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário