DESENVOLVIMENTO
PSICOMOTOR NA INFÂNCIA
Professora Me. Vânia de Fátima Matias de Souza
SUMÁRIO
UNIDADE I
O PAPEL DO BRINCAR E DO BRINQUEDO NO DESENVOVIMENTO INFANTIL 16
CORPO E MOVIMENTO: CONSTRUINDO A IMAGEM DO CORPO 30
A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO NO DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO 34 PADRÕES DE MOVIMENTO 37
A RELAÇÃO ENTRE PSICOMOTRICIDADE E DESENVOLVIMENTO MOTOR 45
APRENDIZAGEM E DESEMPENHO DAS HABILIDADES MOTORAS 47
PSICOMOTRICIDADE E MOVIMENTO: AS RELAÇÕES ENTRE COGNIÇÃO, AFETIVIDADE
E SOCIALIZAÇÃO 56
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: PENSANDO AS RELAÇÕES ENTRE OS
PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA INFORMAÇÃO 58
UNIDADE II
A PSICOMOTRICIDADE NA HISTÓRIA 83
OBJETIVOS DA PSICOMOTRICIDADE 90
AS ÁREAS DA PSICOMOTRICIDADE 91
HABILIDADES CONCEITUAIS 96
HABILIDADES PSICOMOTORAS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO 97
RELAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM: ANÁLISES E COMPREENSÃO
DE CONCEITOS A PARTIR DA TEORIA PIAGETIANA 98
TEORIA DE PIAGET: EPISTEMOLOGIA GENÉTICA – O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO
CONHECIMENTO 116
UNIDADE III
PROPRIEDADE E EMPRESA RURAL
ELEMENTOS CONSTITUINTES DA PSICOMOTRICIDADE 125
ESQUEMA CORPORAL 126
A ORGANIZAÇÃO DO CORPO NO ESPAÇO 129
DOMINÂNCIA LATERAL 131
EQUILÍBRIO 133
A ORGANIZAÇÃO LATERO-ESPACIAL 134
ORIENTAÇÃO ESPACIAL 135
ORIENTAÇÃO TEMPORAL 136
A COORDENAÇÃO DINÂMICA 137
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO: ENTENDENDO A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO
138
ESTRATÉGIAS PSICOMOTORAS E CONSEQUÊNCIAS EDUCATIVAS 140
EXERCÍCIOS PSICOMOTORES 142
EXERCÍCIOS DE PRÉ-ESCRITA 143
UNIDADE IV
LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA
EVOLUÇÃO PSICOMOTORA ATÉ OS TRÊS ANOS DE IDADE 147
INTRODUÇÃO 147
CARACTERÍSTICAS PSICOMOTORAS DA CRIANÇA DE ZERO A TRÊS ANOS 147
EVOLUÇÃO PSICOMOTORA DOS TRÊS AOS SEIS ANOS 155
A EVOLUÇÃO DA MOTRICIDADE GRÁFICA 160
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E CONSEQUÊNCIAS EDUCATIVAS: TEORIAS E
EXERCÍCIOS PARA UMA EDUCAÇÃO PSICOMOTRIZ 161
ESQUEMA CORPORAL 161
COORDENAÇÃO ÓCULO-MANUAL 163
COORDENAÇÃO DINÂMICA GERAL 163
MOTRICIDADE FINA DAS MÃOS E DOS DEDOS 164
CUIDANDO DAS MÃOS 165
AMASSANDO A MASSA 165
ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO TEMPORAL 166
EXERCÍCIO DE ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO ESPACIAL 166
UNIDADE V
INTRODUÇÃO AO DIREITO AMBIENTAL
PSICOMOTRICIDADE: AÇÃO PREVENTIVA E REEDUCATIVA 171
A PSICOMOTRICIDADE PODE SER ENTENDIDA A PARTIR DA FILOGÊNESE,
ONTOGÊNESE E RETROGÊNESE 174
FILOGÊNESE 174
ONTOGÊNESE 174
RETROGÊNESE 175
OS TRANSTORNOS PSICOMOTORES DA INFÂNCIA 175
A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO PSICOMOTORA 181
CONCLUSÃO 186
REFERÊNCIAS 187
http://www.ead.cesumar.br/moodle2009/lib/ead/arquivosApostilas/1476.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário